terça-feira, 13 de março de 2012

O dia está chegando!


Calouros,

O dia está chegando!

Reforço nosso convite a todos os calouros da Faculdade de Medicina da UFMG para que compareçam ao principal evento do trote solidário, a pintura do muro e quadra poliesportiva da Escola Municipal Maria das Neves (http://emmnpbh.blogspot.com/) no dia 17 deste mês, a partir das 9h. Além do serviço de pintura, faremos algumas oficinas com os alunos para que eles possam se divertir, mas também buscamos mostrar que existem pessoas que olham por eles, e que se importam com seu bem estar apesar das práticas solidárias ocorrerem numa freqüência muito inferior ao que desejamos. Queremos mostrar para esses alunos que a Universidade é uma realidade possível.

 Material preparado pela escola para divulgar nosso trabalho

Essa proposta de projeto surgiu pela iniciativa de alguns alunos que, quando sofreram o tradicional trote de tinta, sentiram falta de uma ação de cunho social. Percebemos ainda que muitos alunos que cursam ou desejam cursar medicina anseiam salvar vidas, porém, durante os seis anos de curso nada podem fazer como futuros médicos. Mas quem disse que para os alunos da Faculdade de Medicina salvar vidas envolve apenas a atuação como médico, ou do médico em potencial que somos??

Nessa pergunta vimos a chance de promover ações de cunho social que envolvesse a comunidade acadêmica onde tentaríamos influenciar escolhas futuras de pessoas e, de certa forma, poderíamos salvar vidas. Se com esse nosso ato pudermos garantir o futuro promissor de, pelo menos, um aluno da Escola Maria das Neves, terá valido a pena as aulas perdidas, noites mal dormidas e todo o trabalho para organizar esse trote.


Ainda, como parte do trote solidário, estamos recebendo doações de livros, roupas e alimentos que serão encaminhados para instituições carentes. Os que não forem alunos da Faculdade de Medicina e desejarem ajudar de alguma outra forma podem entrar em contato conosco pelo email trotesolidario.medufmg@gmail.com. Ao final do trote divulgaremos aqui todas as doações realizadas, e o seu destino.

Finalizando, gostaríamos de agradecer à Diretora Fátima Torchio, por abrir tão prontamente a sua escola para nós! Ao Ronald, interventor artístico da escola, pelo brilhantismo de seu trabalho junto aos alunos da escola e por nos ajudar pensando no graffiti que iremos fazer no muro da escola. Aos alunos da faculdade, tanto calouros quanto veteranos,  que adotaram a nossa proposta q contribuíram conosco. Também às empresas que acreditaram nessa proposta e viabilizaram a compra de todo o material que precisamos.


Esse projeto foi idealizado por poucos, para que vários participassem de forma a atingir positivamente um número muito maior de pessoas. Como me disse várias vezes a diretora da escola, “vocês estão fazendo um bem que não tem preço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário